Colar de sementes
Moda

AS SEMENTES QUE FALAM DE VIDA

Elas estão espalhadas sobre uma mesa. Coloridas, poderosas, diferentes, curiosas, interessantes elas aguçam nossa curiosidade e espírito de aventura! De onde terão vindo essas sementes? Que histórias contam do solo onde brotaram? Quem as colheu? Quem as manipulou e finalmente que destino foi dado a cada uma delas?! 

AçaíMorototó, olho de boi, JarinaBuritirana… Nomes indígenas, tão lindos e únicos como elas, as sementes que carregam o alimento e uma gama rica de produtos como ração, medicamentos, óleos que curam e purificam, utensílios, artesanatos, e claro, os acessórios, tema desse nosso bate papo! 

As sementes resgatam tradições e imortalizam a memória dos povos que as cultivam. Embelezam e aguçam o imaginário coletivo de homens e mulheres, que nos últimos anos, está cada vez mais encantado por essa riqueza natural. 

 

AS BIOJOIAS E AS SEMENTES 

Na 33ª Edição do São Paulo Fashion Week em 2012, o renomado estilista brasileiro Ronaldo Fraga, não hesitou em usar em seu desfile, e, que foi um enorme sucesso, biojoias criadas com sementes de morototó, jarina, olho de boi entre outras. Os direitos autorais das peças foram dados às artesãs que as confeccionaram. Mulheres associadas a uma cooperativa de Biojoias de Tucumã, localizada no Sudeste do Pará. 

A valorização das biojoias nos lembra a necessidade de preservação e sustentabilidade de nossas florestas e matas, sempre tão generosas nos seus frutos. E essa é uma conquista do Mercado da Moda que soube enxergar uma tendência natural nesse comportamento mundial. 

No trabalho acadêmico Diagnóstico preliminar do perfil do Comércio Virtual de Biojoias, de autoria da primeira colocada em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre, Nayara Davi Gondim, a disposição para consulta na internet, há pontos bem interessantes sobre a busca e procura desse acessório tão emblemático  

Ela conta que há cerca de 120 espécies de sementes sendo utilizadas na confecção de colares, brincos, pulseiras e bolsas. A semente de morototó, mais encontrada no baixo Amazonas é uma delas.  

Peças únicas feitas dessas sementes estão em nosso site. Resultado de uma parceria pautada no comércio inclusivo com a tribo Waituru. Acreditamos que essa ação resgata o valor cultural dos pequenos artesãos e produtores indígenas, dando visibilidade e viabilidade comercial ás peças produzidas por essas comunidades. 

Colar de Morototó, Açaí e jarina
Colar de Morototó, Açaí e jarina

 

PORQUE ESSAS BIOJÓIAS SÃO ÚNICAS 

consciência da necessidade de preservação e regras claras de manejo de sementes é natural na cultura indígena que dela depende para sobreviver. Muitas comunidades que produzem as biojoias, também conhecidas como ecojoias, coletam apenas as sementes que a natureza solta. Ou seja, não provocam a extração dessas sementes antecipadamente e em larga escala.  

Por isso, ao experimentar um belo colar de Jarina ou olho de boi, lembre-se que estará de posse de uma peça cultivada racionalmente sem o prejuízo de nada e de ninguém. Esse é um valor fundamental de respeito à vida, não acha?  

 

AS NOSSAS SEMENTES 

A Jarina, conhecida como marfim vegetal por suas propriedades e cor clarinha, é um símbolo de luta pela preservação, pois substitui os chifres dos elefantes tão cruelmente perseguidos na África. O valor dessa semente, considerada também o diamante entre todas, está na sua utilidade, quase que total.  

As folhas da Jarina, uma palmeira da região Amazônica, são usadas para coberturas nas ocas, e em cordas que amarram cestos. No interior da árvore está um alimento muito apreciado na culinária que é o palmito. Envolvendo a parte externa da palmeira, encontramos o carvão vegetal. 

Na confecção de acessórios, as sementes de jarina podem ser esculpidas, furadas e moldadas numa pasta que é resultado de um aquecimento lento e cuidadoso. Também podem ser tingidas naturalmente, o que permite um leque de modelos lindos de colares.  

 A palha de Buriti, que vem de uma alta palmeira Amazônica é feita das folhas mais novas da árvore, e tem uma textura delicada e brilhante, semelhante a seda. É com essa seda vegetal que são costurados e finalizados vários acessórios feitos com capim dourado e com as nossas sementes. A palha de buriti é um produto 100% brasileiro.  

E já que desvendamos juntos as curiosas informações por trás das biojoias, te convidamos agora a apreciar um pouco mais essas peças que trazem a alma do Brasil para nós! 

Por Priscilla Wilmers Bruce

[fts_instagram instagram_id=17841401740717440 access_token=IGQVJVaTFEQjVhVW1xM29leGc0bE5mYnU4MG1fLV9fdVV6ZAHdHdnBkX1RmTk4zY2cxTnNmN1pGaFRZAcFphQVZAQUmlWWkR3S1VlWDJsN0F3b01Gdy00QWk3QW5pZAFNJYzBMYm9Nbkhn pics_count=7 type=basic popup=yes super_gallery=yes columns=7 force_columns=yes space_between_photos=2px icon_size=65px hide_date_likes_comments=no]

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *