AMAZONIA CASA

A MAGIA DAS ERVAS NO LAR

Crescendo numa casa com área externa com espaço suficiente para cultivar plantas nunca foi um incentivo para ter minha própria horta, com o passar dos anos e vivendo em apartamentos cada vez menores, fez com que cada metro quadrado fosse cada vez mais valorizado – e também com que meu amor pelas plantas literalmente florescesse – principalmente pelas ervas – que podem ser cultivadas em qualquer cantinho da sua casa, um parapeito de janela ensolarado é tudo que você precisa para cultivar a horta dos seus sonhos e trazer mais vida e energia positiva para dentro de nossos lares e escritórios, ou nossos tao atuais home offices. Muitas de suas ervas preferidas, como salsa, manjericão e tomilho, prosperam em ambientes internos com o cuidado certo – e que além de lindas podem ser usadas para para diversas finalidades como:

Decorar: Além de trazer um ar de frescor, beleza e sofisticação, não se pode negar que as ervas são simplesmente lindas, escolha as que serão mais utilizadas no seu dia-a-dia, e a lavanda por exemplo tem flores lindas, que darão um charme todo especial para qualquer ambiente.

Cozinhar: Eu procuro deixar as ervas na cozinha, de preferencia na bancada onde está o fogão ou a pia, mas caso não seja possível, qualquer janela pode abrigar suas ervas favoritas, dando um toque todo especial no sabor e na decoração dos seus pratos favoritos. Mantenha a temporada de colheita durante todo o inverno e dê sabor às suas sopas, vegetais, assados favoritos e muito mais com um suprimento interminável de folhas recém-colhidas.

Perfumar: O alecrim, o hortelã, o manjericão e a lavanda são minhas favoritas quando penso em perfumar os ambientes, um simples vasinho no seu banheiro, ou ao lado da sua cama é tudo que você precisa para trazer o aroma de frescor do jardim para o interior da sua casa.

Energizar: O uso das ervas e das plantas é conhecido por nossos ancestrais há milhares de anos, os indígenas e outras civilizações milenares sempre usaram plantas para purificarem auras e ambientes, seja como defumação ou simplesmente pelo poder que as plantas transmitem.

Chás (ou drinks mágia alcoólicos ou não, mojito com hortelã fresco acalmam algumas almas 😉 Nada mais confortante que um chá feito com suas ervas favoritas, que além de serem deliciosos e ricos em vitaminas e minerais (particularmente eu gosto sem açúcar, ou adoçado com mel) eles são conhecidos pelas propriedades desintoxicante, anti-inflamatória, calmante entre outras, escolha as ervas que tem as propriedades certas para cada função e invista!

Banhos: As vezes me sinto como se estivesse literalmente dentro de uma sopa com tantas ervas que coloco na banheira (rs) caso você tenha o privilégio de contar como uma banheira na sua casa, invista em ervas que tenham propriedades calmantes como camomila por exemplo, se você não tiver uma banheira, aqueça as ervas numa panela, espere ficar numa temperatura morna, transfira para um balde e depois de tomar seu banho normal com seus produtos favoritos, finalize com o banho de ervas – rosas também são super bem-vindas. Eu particularmente uso essa mistura apenas do pescoço para baixo, mesmo na banheira eu evito de molhar a cabeça, pesquise cada erva e suas propriedades, o alecrim e o manjericão são meus favoritos quando quero dar uma relaxada extra e uma renovação total na energia!

Ao selecionar plantas, preste atenção às necessidades de irrigação de cada espécie, porque a irrigação excessiva pode criar condições ideais para o crescimento de fungos e mosquitos de fungo. Preste atenção também caso tenha crianças, pessoas com alergias ou animais domésticos que podem ter reações a certos tipos de plantas.

As plantas cultivadas em nossos lares não apenas melhoram a aparência geral de um espaço, mas também aumentam o humor, aumentam a criatividade, reduzem o estresse e eliminam os poluentes do ar – absorvendo toxinas, aumentando a umidade e produzindo oxigênio. São também consideradas terapêuticas devido ao trabalho envolvido no seu cultivo e preservação, tornando mais felizes e saudáveis, você e todos que tiverem em contato com essas magias da natureza!

by Roger Souza

[fts_instagram instagram_id=17841401740717440 access_token=IGQVJVaTFEQjVhVW1xM29leGc0bE5mYnU4MG1fLV9fdVV6ZAHdHdnBkX1RmTk4zY2cxTnNmN1pGaFRZAcFphQVZAQUmlWWkR3S1VlWDJsN0F3b01Gdy00QWk3QW5pZAFNJYzBMYm9Nbkhn pics_count=7 type=basic popup=yes super_gallery=yes columns=7 force_columns=yes space_between_photos=2px icon_size=65px hide_date_likes_comments=no]

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *