Moda

PONCHO – MILENAR, PRÁTICO E ACONCHEGANTE

Os ponchos são milenares e posso dizer também que possuem uma ancestralidade que remonta ao império Inca ainda no século XIII. Naquela época, eram conhecidos pelo nome de Tocapus. A denominação Poncho, (punchu) vem da língua oficial dos indígenas bolivianos que falavam o quíchua.

 

A vestimenta de origem indígena é perfeita para esquentar o corpo das baixas Temperaturas andinas, dando total liberdade de movimento à pessoa que a usa. Essa liberdade vem do fato do poncho ser um retângulo de tecido medindo entre 2,5 por 3,5 metros com apenas uma abertura para a cabeça, deixando o movimento de braços pleno.

Por sua história, versatilidade e utilidade, o poncho se tornou uma peça contemporânea avançando em nações e no tempo. A sua confecção pode variar o tecido em alguns países. No Peru, no Equador e na Bolívia é usada a lã de Ihama, de vicunha e de Alpaca. Já n Argentina, no Uruguai e no Brasil é mais comum o poncho na lã de carneiro.

 

UMA PEÇA E SUA SIMBOLOGIA

Toda cultura tem seus símbolos e significados e é isso que a torna única e poderosa. O poncho também tem o seu contexto simbólico permeado de afeto e ritos de passagem. Os Nascas e os Incas usavam o poncho como vestimenta que também revestiria seus túmulos. As mulheres indígenas durante a guerra da independência em 1529 teceram ponchos para proteger seus maridos do frio.

É fácil para nós imaginar um Gaúcho Argentino ou um Brasileiro em volta de uma fogueira nos pampas, de chimarrão nas mãos e um poncho quentinho sobre o corpo, compartilhando histórias e tradições. Até mesmo o exército brasileiro, tem o poncho no tom verde oliva como peça de uniforme da campanha.

 

DOS ANDES E DOS PAMPAS PARA AS PASSARELAS INTERNACIONAIS

Por ser extremamente confortável, o poncho é usado também em climas mais quentes em tecidos como seda e algodão e nesse caso seu nome passa a ser pala. Uma peça bem interessante para usar sobre um vestido longo de verão…

E exatamente por ter o poder de transformar um look simples num visual mais charmoso, acabou por conquistar um lugar cativo nas passarelas internacionais.

 

E VOCÊ, QUAL É O SEU ESTILO DE PONCHO?

Por tudo o que vimos até aqui, o poncho é uma peça atemporal e que pode ser usada e explorada por todos os estilos: boho, hippie, clássico, romântico, elegante, independente, despojada…

A versatilidade do poncho também está na forma em usá-lo: com cinto, sem cinto, jogado e preso na frente, ou atrás…  É uma peça coringa que se adequa a todos os estilo. E você, já tem o seu?

Amazonia Vital

 

[fts_instagram instagram_id=17841401740717440 access_token=IGQVJVaTFEQjVhVW1xM29leGc0bE5mYnU4MG1fLV9fdVV6ZAHdHdnBkX1RmTk4zY2cxTnNmN1pGaFRZAcFphQVZAQUmlWWkR3S1VlWDJsN0F3b01Gdy00QWk3QW5pZAFNJYzBMYm9Nbkhn pics_count=7 type=basic popup=yes super_gallery=yes columns=7 force_columns=yes space_between_photos=2px icon_size=65px hide_date_likes_comments=no]

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *