Capim Dourado
Moda

CAPIM DOURADO O OURO DO JALAPÃO

É fim de tarde, mês de setembro, um vento fresco sopra no Cerrado.  Até onde a vista alcança, uma luz sublime cobre o campo… Essa luz é composta por milhares de florezinhas “sempre vivas” da espécie Eriocaulaceae, também conhecida como capim dourado o ouro do Jalapão. 

Cerca de 60 famílias, quilombolas de comunidades da região do Estado de Tocantins, como a Mumbuca, trabalham cantando, na extração das flores delicadas de hastes longas e douradas.  

Eles exibem entusiasmados as licenças recebidas para a colheita das hastes, matéria – prima rigorosamente fiscalizada por leis ambientais que regulam o manejo, plantio, cultivo e extração da espécie. 

Essas hastes iluminadas, darão origem às mais variadas formas de cestas, balaios, vasos e acessórios, como pulseiras, colares, brincos e bolsas lindamente produzidos pelos artesãos das oito associações locais compostas pelas comunidades, que tiram daí o seu principal sustento. 

Essa matéria prima extremamente valorizada no Brasil e no exterior, é extraída de Setembro a Novembro. Depois de cuidadosamente preparada, será usada durante todo o ano pelas associações na habilidosa e criativa produção de sofisticadas peças que conquistaram o mundo com sua beleza. 

 

HERANÇA GENEROSA DOS INDÍGENAS DA TRIBO XERENTE 

A Pequena Shirlene está de cócoras. Atenta e silenciosa, observa os dedos ágeis da mãe Vanessa Xerente.
A bela indígena de olhos amendoados, cabelos lisos e escuros, comemora alegre o resultado final de seu trabalho: um
leve e sofisticado conjunto de colar e brincos feitos de capim dourado.  

O trabalho artesanal e muito elaborado, envolve a costura de hastes da palha dourada do capim, com seda de buriti em formas e feixes arredondados. 

Há cerca de 80 anos, essa arte demonstra a profunda relação que os indígenas da tribo Xerente mantém com a natureza.  

As peças brilham sob o sol de fim de tarde, e as mulheres da tribo comentam entre si, na língua Akuwen, a beleza do modelo desenvolvido por Vanessa Xerente 

Numa troca generosa de conhecimento com os não indígenas, os Xerentes, que souberam assimilar o novo e ainda assim manterem sua cultura, tradição e identidade como povo, compartilharam a riqueza do manejo e arte com o capim dourado, com moradores da Comunidade Quilombola de Mumbuca. 

 

A AMAZONIA VITAL ACREDITA NO COMÉRCIO INCLUSIVO 

Assim como os Indígenas Xerente e as Comunidades Quilombolas de Mumbuca se conectaram com a troca de  saberes culturais, acreditamos que ao nos abrirmos para o novo e o diverso, conquistamos um olhar mais rico, mais acolhedor e confiante em relação ao que não somos, ao que caminha em sentido diferente de nós. Ganhamos em conhecimento, em troca, em aprimoramento humano.  

E é precisamente nessa comunhão e integração com a diversidade que conquistamos o equilíbrio. Todos acabam crescendo e se desenvolvendo juntos. 

Precisamente por isso, abrimos espaço para o comércio inclusivo, tão enriquecedor em suas variadas possibilidades. Em nossas vitrines e manequins você verá os colares, brincos, pulseiras e bolsas que falam a língua dos Xerente e das comunidades Quilombolas de Mumbuca. 

Sabe por que?  

Porque eles falam a língua  poderosa e rica da universalidade e diversidade humana, que são os valores da Amazônia Vital! 

Abaixo, seguem os contatos das Associações Quilombolas de Mumbuca 

Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros
Av. Tocantins, Q. 8, L. 14, Mateiros, TO
CEP: 77.593-000

 

Associação Capim Dourado do Povoado de Mumbuca
Povoado de Mumbuca – Mateiros, 10
Cep :77.593-000 

 

Associação Comunitária dos Extrativistas
Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado
do Prata de São Félix do Tocantins
Avenida Dr. Rubinho, quadra 29, Lote 11, São Félix do Tocantins, Tocantins
CEP 77.605-000
Email: acappm@yahoo.com.br 

 

Associação dos Artesãos do Capim Dourado Pontealtense
Avenida Joana Medeiros, sem número, Centro, Ponte Alta do Tocantins
CEP: 77.590-000
Email:acdpto@gmail.com 

 

[fts_instagram instagram_id=17841401740717440 access_token=IGQVJVaTFEQjVhVW1xM29leGc0bE5mYnU4MG1fLV9fdVV6ZAHdHdnBkX1RmTk4zY2cxTnNmN1pGaFRZAcFphQVZAQUmlWWkR3S1VlWDJsN0F3b01Gdy00QWk3QW5pZAFNJYzBMYm9Nbkhn pics_count=7 type=basic popup=yes super_gallery=yes columns=7 force_columns=yes space_between_photos=2px icon_size=65px hide_date_likes_comments=no]

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *