VOCÊ SABE QUAL É A MELHOR IDADE?
Não precisamos pensar muito para responder a essa pergunta. Sabe por quê não?
Porque somos a soma, o resultado de todas os caminhos percorridos, as trilhas compartilhadas pelas conquistas anteriores. Então a melhor idade é a que você está vivendo agora.
Mas para fundamentar essa resposta e para que entenda como isso funciona e como se reflete em cada idade, em todos os comportamentos, inclusive na moda que é um espelho refletindo cada momento vivido, te convidamos para uma rápida viagem no tempo!
Aperte os cintos e embarque nesse túnel mágico que se chama A MELHOR IDADE!
UMA VIAGEM NO TEMPO
Estamos na década de 40, e os jovens de então, traumatizados pelas perdas causadas pela segunda guerra mundial ensaiam alternativas para fazer valer novos caminhos. Sempre cabe à juventude a busca pelo novo, por mudanças. Ser jovem é contextualizar a transformação.
Anos 50, anos dourados, anos de maior autonomia dos jovens. Com passos um tantinho vacilantes, a juventude tenta um percurso mais ousado, mais descolado dos valores tradicionais vigentes.
Estamos nos anos 60, marcados pela guerra no Vietnã. O movimento hippie sacode a sociedade Americana com influências comportamentais que mudariam o mundo. A música, a visão sobre o sexo e sobretudo a moda, se tornam expressões mais libertárias.
Anos 70, é também conhecido como os anos da inconformidade, da busca por alternativas para sociedades apáticas, acomodadas, estagnadas e viciadas.
Anos 80, estremecidos pela descoberta da AIDS, retorna a comportamentos mais conservadores, sem ideologias, mais individualistas e consumistas…
Anos 90: o corpo, o prazer, o fragmentado e o individual são o mais importante agora.
Anos 2000: a conectividade comanda as relações, assim como o medo pós-atentado às torres gêmeas nos Estados Unidos. Essa geração é mais diversificada. Transformou o modo de trabalho, de relacionamento e de compras. Tudo é pela interface, tudo é pelo celular.
ONDE VOCÊ SE ENCAIXA
Se hoje somos mais conscientes sobre nossos papéis nas comunidades onde nos inserimos, se somos mais livres em nossas expressões de comunicação uns com os outros, se somos cuidadosas com nossos sentimentos e posturas é porque somos um pouco
de toda essa juventude que veio antes de nós, abrindo caminhos, descortinando novos horizontes.
Certamente você se encaixa em alguma dessas gerações que contribuíram cada uma, a seu modo, para que pudéssemos agora entender que vivemos sempre a MELHOR IDADE.
Como jovens, buscamos mudanças sociais, novos paradigmas de comportamento e valores. Mais maduros, usufruímos essas conquistas e aprimoramos nossa maneira de nos relacionarmos uns com os outros.
Viva então a sua melhor idade agora, porque toda idade, seja ela qual for é mágica e linda com suas próprias dimensões e contextos. Fazem parte do caminho que estamos trilhando e que nos torna melhores para nós mesmos e para os outros!
Por Priscilla Wilmers Bruce
FONTES: Laboratório de ensino e material didático – FFLCH USP, 2009 Alunos : Débora Rebechi e Bruno Sobrinho Dick, 2003, pg, 237 – 256, “Principais Características dos Jovens e sua representação nas décadas.”